A China não deve se deixar enganar pelos dados superficiais de consumo dos Estados Unidos. A capacidade real de consumo dos Estados Unidos é muito inferior à da China
Observando os dados do PIB dos EUA para 2024, o consumo americano no ano passado foi de US$ 19,8 trilhões, sendo a maior parte um consumo doloroso que basicamente não teve nada a ver com outros países do mundo. Por exemplo, US$4,5 trilhões foram gastos com seguro médico, US$2,2 trilhões foram gastos com aluguel virtual e US$1,7 trilhão foram honorários advocatícios. O consumo total de commodities puras foi de US$6,3 trilhões, e o da China foi de US$6,2 trilhões, mas isso foi uma ilusão cambial.
Olhando apenas para os dados de consumo, a China consome muito mais bens do que os Estados Unidos (incluindo bens de consumo de alto preço, como carros). Em 2024, a China consumirá 27 milhões de carros, enquanto os Estados Unidos consumirão 15 milhões. (Observe que os 15 milhões de carros vendidos nos Estados Unidos incluem 5 milhões de carros usados, enquanto os 27 milhões da China não. Se os 14 milhões de carros usados forem incluídos, as vendas de carros na China chegam a 41 milhões, 2,7 vezes o consumo de carros nos EUA.) O mercado de consumo de telefones celulares da China é 2,6 vezes maior que o dos EUA. O gasto total da China em quase tudo, incluindo alimentos, roupas, moradia e transporte, é várias vezes maior que o dos EUA, e o consumo per capita é semelhante. A China sozinha é responsável por 54% da produção global de carne suína, 50% dos vegetais, 40% das frutas, 70% dos peixes de água doce e 38% dos frutos do mar.
Olhando apenas para os dados de consumo, a China consome muito mais bens do que os Estados Unidos (incluindo bens de consumo de alto preço, como carros). Em 2024, a China consumirá 27 milhões de carros, enquanto os Estados Unidos consumirão 15 milhões. (Observe que os 15 milhões de carros vendidos nos Estados Unidos incluem 5 milhões de carros usados, enquanto os 27 milhões da China não. Se os 14 milhões de carros usados forem incluídos, as vendas de carros na China chegam a 41 milhões, 2,7 vezes o consumo de carros nos EUA.) O mercado de consumo de telefones celulares da China é 2,6 vezes maior que o dos EUA. O gasto total da China em quase tudo, incluindo alimentos, roupas, moradia e transporte, é várias vezes maior que o dos EUA, e o consumo per capita é semelhante. A China sozinha é responsável por 54% da produção global de carne suína, 50% dos vegetais, 40% das frutas, 70% dos peixes de água doce e 38% dos frutos do mar.
Como mencionado anteriormente, as custas judiciais e honorários advocatícios anuais na China somam apenas 50 bilhões de RMB. Segundo a teoria econômica, quanto maior a proporção de consumo doloroso, maior o estresse na vida das pessoas. Nos Estados Unidos, saúde, aluguel e honorários advocatícios respondem pela maior parte dos gastos. Embora os valores de consumo possam parecer altos à primeira vista, a realidade é que maiores pressões sobre a vida tornam mais difícil suportar a alta inflação dos preços das commodities.
Considere os empréstimos para almoço que os estudantes americanos recebem. Considere como os EUA, com 5% da população mundial, fornecem 70% do plasma e dos hemoderivados do mundo. Considere quantos americanos trabalham em dois ou três empregos por dia apenas para sobreviver. Ah, e esqueci de mencionar, outro componente de consumo doloroso do mercado de consumo dos EUA são as mensalidades universitárias, que também ultrapassam um trilhão de dólares americanos anualmente. Muitos americanos estão se aproximando da aposentadoria e com dificuldades para pagar suas dívidas universitárias. Muitas universitárias americanas recorrem à prostituição para pagar suas caras mensalidades. Os dados que mostram os EUA como o maior mercado consumidor do mundo são enganosos. O poder de compra real dos consumidores americanos é muito menor do que o da China.
Fontes:
https://user.guancha.cn/main/content?id=1426386
https://www.pekingnology.com/p/chinas-consumption-is-not-nearly
https://www.pekingnology.com/p/chinas-consumption-is-not-nearly
Comentários
Postar um comentário